29.11.01
Correspondência eletrônica
Ma,

Me senti muito solidária com relação à sua experiência em "outro" cabeleireiro (aquele que não é o "seu"). Também sou assim, vou sempre no mesmo, ele é que decide tudo, cor, corte. Detesto ir nesses que ficam perguntando tudo. Dá uma sensação de desamparo, de que a gente é burra ou que não sabe o que quer...
Um saco!
Beijos,





Blog paradiso.



Hoje passei quatro horas e meia dentro de um cabeleireiro. Li todas as revistas várias vezes, até sentir vontade de cortar os pulsos. Meu cabeleireiro é surdo como uma porta, o que só piora as coisas. Sempre chega uma hora que eu começo a ficar asfixiada e digo que "tá ótimo como tá", mas ele nunca me ouve. Muda de salão como quem muda de camisa, e estou sempre indo atrás dele. Sou fiel, e a única vez que não fui me dei muito mal.

Porque simplesmente não falo nada, ele capta meus pensamentos. Nesse dia, como eu estava sem dinheiro, fui a um outro que aceitava cartões de crédito. De cara, me perguntou que cor eu queria. "Que cor?", respondi atônita. Depois ele perguntou que marca eu preferia. "Marca?", perguntei começando a me tocar da roubada.

Olhei os catálogos e quanto mais eu olhava mais confusa eu ficava.


Parênteses: Nunca entendi esses catálogos, a cor que está ali nada tem a ver com a cor que ficará no seu cabelo, pois eles partem do princípio que o cabelo está descolorido. Então aquilo é só pra você ter uma noção. 


Resumindo, eu não sabia a cor, a marca, nada. Quando ele perguntou "Como você quer cortar?" eu quis morrer. Nem precisa dizer que tudo ficou um grande horror.




28.11.01
Eu conheci na casa de uma (ex) amiga, uma mulher que se apaixonou duas vezes pelo mesmo homem. Estávamos numa festa, ela estava lá, porém eles já tinham se separado. Fiquei a noite inteira conversando com ele, que era repórter policial e a cara do Fernando Sabino. Ele me contou que ela sofreu um acidente de carro e perdeu a memória. Ele, em vez de contar a ela quem era, preferiu reconquistá-la e ela acabou se apaixonando por ele sem saber que já era apaixonada. Achei essa história é incrível.

( Não contei no blog anterior. Para não estragar a história tão bonita. Ocorre que o cara me tratava com super atenção, ria, ouvia, contava coisas. Se ofereceu para me levar em casa, abriu a porta do carro pra eu entrar. Quando chegou na portaria do meu prédio, em vez de eu saltar, dizer "valeu pela carona!" e fim, não. Ele desligou o carro. Depois disse: "Seu marido está em casa?" Oi? Fiquei muito espantada. "Está. Ele deve estar dormindo". Eu estava aturdida. Como se eu estivesse numa cena de um filme que não soubesse o script. Então ele abriu a minha porta sem sair do carro, quase com um empurrão, e disse "Tchau")



26.11.01




O sucesso é uma espécie de felicidade química.


Já enfeitei a casa para o Natal, coloquei bolas prateadas e azuis na fruteira que eu comprei e ficou lindo.


Pois é, pra encontrar o Chico basta você aparecer na orla, entre 11 e 3 da tarde, que ele caminha diariamente, do Leblon ao Arpoador, e sempre com o seu amigo Miguel Faria. No outro dia os dois caminhavam batendo altos papos em italiano. Quando ele passa, os quiosques do Arpoador começam a tocar suas músicas - Isso é o Rio de Janeiro!



Búzios Hoje fomos pra Zé Gonçalves e comemos um peixe delicioso, no quiosque do Ran.


Búzios

Conchinhas - No final da tarde fomos nadar em Manguinhos. A água estava deliciosa e fiquei literalmente na crista da onda.

Água viva - Festival de cinema. Não conseguimos entrar no Cine Bardot, estava lotado. Em vez de assistir o filme argentino, vimos O Xangô de Baker Street, na praça. É muito legal. Mesmo sentada em cima de um canteiro, a coluna doendo terrivelmente, não consegui tirar os olhos da tela. O Joaquim de Almeida é um charme (apesar que me disseram que ele se mostrou insuportável durante as filmagens). A trama é muito boa, o samba do crioulo doido (Não li o livro, não gosto do texto do Jô Soares, acho que ele escreve mal, mas a história é bem sacada).

Onda - Flashes espocaram na Rua das Pedras: Reynaldo Gianechinni e a Marília Gabriela. Ele me pareceu menor do que eu imaginava, e ela tem quadris largos. Uma procissão de fãs seguia o casal quando resolvemos puxar o carro.

Areia Vimos uma exposição de fotos da Brigitte Bardot numa galeria deserta. Na entrada, tinha um banner maravilhoso da atriz em Búzios. Fiquei maluca, e vigiei o segurança enquanto V. tentava desatar os complicados nós. Quando ele já estava com a faixa enrolada debaixo do braço, uma mulher gritou o nome do segurança.

- Corre! Estão roubando o cartaz!

Ferrou, eu pensei, coberta de razão. E o segurança saiu em disparada sem me dar tempo de distraí-lo.

- Você roubou o poster!
- É que a gente é muito fã dela.
- Eu não te ponho na cadeia nem sei porquê.

E acabou-se o que era doce.







(Essa musiquinha do Globo Repórter consegue ser mais aterrorizante do que a do Fantástico; ninguém fala nada porque o dia seguinte é sábado e não segunda-feira.)


Os que estão vendo o reality show antes da edição, comentam o o topless da Bárbara Paz e os seus amassos com o Supla na piscina.



Me livrei da festa do PT.







Coisas que não fazem a minha cabeça

microondas
agenda eletrônica
coca-cola diet
Free Jazz
bifes sangrentos
disco music
hamburger
pizza calabresa
cerveja
Paulo Zulu
shopping center
Harry Poter




 "Oh, do you feel the breeze from the subway. Isn't it delicious?"


Casa dos Artistas O Alexandre Frota chamou o filho da prefeita para um mano a mano. O cara tá transtornado, deve estar sentindo falta de anabolizante.


Poeminhas

Para o teu corpo
construirei o dossel
abrirei a porta submissa
ligarei o rádio
Amassarei o pão.

(O.de Andrade)



Vou me apegar muito a você
vou ser infeliz
vou lhe chatear.

(Roberto Schwarz )




Paul Klee


22.11.01
Sábado vamos viajar. Estou contando os minutos pra comer aquelas casquinhas de marisco e dar um mergulho no mar. Ficar flutuando, no meio dos sargentos.


Amanhã eu vou a uma festa do PT, na PUC. Putz.


                                            Cheguei, baixei, saravei.


 21.11.01
Correspondência eletrônica

marininha:

estou aqui na ilha acabando o mindinho (deveria entregar dia 28, mas já estou chorando para o dia 5). não vai dar mesmo. e o que me deixa feliz é que não foi só você me convidando. isso me envaidece. mas não vou, não. mas logo – me garantiu o beto muniz – sai o três.

beijaço
prata





Finalmente o sol. Daqui a pouco vou pra piscina. Ainda não li os jornais, mas acho que tudo continua mais ou menos igual a antes.




Mark Shaw



20.11.01
Correio eletrônico

É assim, Marina: a Sonia foi despedida não pelo que disse, mas pelo fato de a revista ter usado (sem lhe comunicar) a sua imagem em capa e out-door. Ou seja: condenou-se a moça por uma culpa que não é sua. Isso é quase kafkiano. Em O processo, o protagonista de Kafka é executado sem que seja formulada a culpa, nem mesmo a acusação. Mais que isso, ele, o protagonista, não lembra de ter feito qualquer coisa que ofendesse a lei. Enquanto isso, eu sigo por aqui, trabalhando no meu varejo e levando bordoada das mulheres. Acho que não aprendo mais. 

Beijo. 
R.


Não aguento mais esperar; vou colocar bolas de natal na fruteira.



“Eu fui trouxa. Não estou arrependida do que disse, mas fui ingênua ao não perguntar outros detalhes da reportagem. Acabei na capa da revista e em outdoors sem ter sido avisada”

Soninha, Jornal da Lilian, Terra.



19.11.01
Flavinha foi pra Parati com o nosso querido Firmo. Ele tem uma sensibilidade incrível mas não tira onda, é um cara simples. Uma vez fui fazer uma exposição na Vira-lata com as fotos dele, da coleção Graciliano Ramos. Lindas.

Deixei as fotografias separadas, fechei a loja e quando voltei... simplesmente a caixa d'água tinha transbordado e encontrei metade dos livros boiando, entre eles a coleção verde do Monteiro Lobato.

E as fotos...as fotos coladas umas nas outras, fiquei dias sem dormir, sem saber como explicar para o Firmo. Quando juntei coragem e contei ele riu daquele jeito dele, meigo, e não sei foi ele ou fui eu quem lembrou do super Nelson, o restaurador. No fim, as fotos ficaram perfeitas e a exposição foi um sucesso. Ufa.



Acredita que a Soninha foi demitida da TV Cultura por conta da sua declaração à revista Época?


Fui a Ipanema resolver quilos de coisas. A Visconde de Pirajá estava cheia de pessoas com sacolas - não me digam que já são os presentes de Natal. Conheci uma mulher, Zilah, que em abril já começava a estocar os presentes, acredite se quiser. Comprei as cartas de Fernando e Clarice, que vim lendo no táxi. O Rio continua nublado, por mim pode ficar, contanto que sexta-feira o tempo abra, pra eu me mandar. Comprei flores roxinhas, lindas, não gravei o nome. Hoje estou meio nublada também.


Amanhã é dia de Zumbi, feriado no Rio. Há um ano eu estava em Sampa e de noite fui jogar bingo com o Prata. Entrei com 100 reais e saí com 1150. O negócio é tão viciante que nunca mais pisei em nenhum outro. Já tenho vícios demais.


Li na Veja que A Casa dos Artistas venceu o Fantástico e que isso nunca tinha acontecido, desde a estréia do programa, há 28 anos. Noventa mil, trinta segundos de comercial.


17.11.01
Notícias do sábado

Russel Crowe foi atropelado por uma vaca.
Angeline Jolie e seu marido pagaram US$40 por duas limonadas, em Beverly Hills.
Bruce Willis entrou para o Guiness porque faturou 70 milhões de dólares no ano 2000.
Kim Basinger & Eminem.
Julia Roberts & George Clooney.
Gisele Bündchen completa 21 anos e faz fotos ousadas pra W.



16.11.01
thank you * Merci * Danke * Grazie * Arigatô * Kamsa hamnida * Gracias * Termi kasih * Sukria *


A idade de um uísque se refere aos anos que ele ficou em barris antes de ser engarrafado. Depois que vai para a garrafa, ele não envelhece mais.


"Viver é tirar pedras do lugar."

Nicolas Behr


Para fazer um casaco de pele, dependendo da pele escolhida, matam-se:

24 raposas ou
65 visons ou
8 focas ou
42 raposas vermelhas ou
400 esquilos ou
30 lontras




Minha queridíssima amiga Flávia Alfinito ( a rainha das massinhas animadas) odeia Syd Field ( o mais famoso professor de roteiro do mundo). Até aí tudo bem, também não gosto daquele cinema-receita-de-bolo, que sempre inclui labradores, explosões e árvores de Natal. Mas será que para inovar não é necessário saber fazer o convencional? Quer dizer, Picasso também sabia fazer desenho "careta". E eu tenho (tinha) um disco maravilhoso do Hermeto Pascoal tocando clássicos no piano.

Saber construir para desconstruir?




Top five four contos

A Cartomante, Machado de Assis
A Valsa, Dorothy Parker
O Cobrador, Rubem Fonseca
Bliss, Katherine Mansfield


Depois de chover muito, de repente, o dia deu uma clareada e se iluminou. O charme da natureza.


Meu bisavô viu uma sereia.




Estou ouvindo uma entrevista, na rádio CBN, sobre animais usados em circo. Quanta crueldade! Os elefantes dopados, os leões e os tigres irreconhecíveis sem a dignidade que os cerca quando estão na selva, as torturas. Até quando isso vai ser permitido? Até quando as pessoas vão achar que a proteção aos animais não é assunto prioritário? Uma sociedade que respeita os animais com certeza também respeita os cidadãos.

Pessoas cruéis com os animais: com certeza são as pessoas que eu mais desprezo.






American girl in Italy, 1951, Ruth Orkin



14.11.01


A dobradinha Aécio Neves-Roseana Sarney (das piores, por sinal) sem querer nos remete ao passado. E se a história se repetisse e acontecesse de novo o que aconteceu em 1985?


O desenho animado Branca de Neve e os sete anões foi feito por uma equipe de 750 desenhistas, que criaram mais de 250 mil desenhos para o longa de 83 minutos.



Notícias boas vindas do Afeganistão: música, mulheres sem burka, mulheres voltando ao trabalho, barbearias cheias :))


Quase utilidade pública

Se você pretende dar um jantarzinho mas está sem idéia, uma boa solução talvez seja se espelhar no cardápio que a Frances Marinho (ex-nora do Dr. Roberto e a número um dos eventos, no Rio) preparou ontem, na sua casa, para recepcionar o novo embaixador da Espanha.

Amuse Bouche

Salada de lagostins com aspargos verdes e sabayon ao azeite de trufas

Entrada

Lâminas de salmão e atum com molho de gengibre e legumes em tempura

Prato Principal

Peito de galinha da Angola recheado com mousse de Parmigiano Reggiano 1998 e sua coxa assada com Porcini, molho de cogumelos e favas verdes

Prè Dessert

Parfait de maracujá e crocante de gergelim

Sobremesa

Fondant de chocolate com praliné. creme inglês

Viu só? Sobremesa e pré-sobremesa, vivendo e aprendendo...



Primeira lição

O gêneros de poesia são: lírico, satírico, didático, épico e ligeiro.
O gênero lírico compreende o lirismo.
Lirismo é a tradução de um sentimento subjetivo,
sincero e pessoal. É a linguagem do coração, do amor.
O lirismo é assim denominado porque em outros
tempos os versos sentimentais eram declamados
ao som da lira

Ana Cristina C., trecho



"Na hora que vi fiquei com raiva". Anderson Muller, namorado da atriz Bárbara Paz, que deu uns beijos no Supla, no reality show.


Ibope

Casa dos Artistas: 40 pontos
Fantástico: 26 pontos

A Marluce já detonou a Mesbla e agora está detonando a Globo.



Eu sonho acordada, mesmo, como uma mocinha de quinze anos. É o que se chama de sonho estéril. Imagino situações, imagino conversas e cenas - pareço nunca ter tido nenhuma experiência.

(Clarice Lispector, mas poderia ter sido eu)



(...)No entanto
também escrevi coisas assim,
para pessoas que nem sei mais
quem são,
de uma doçura
venenosa
de tão funda.

Ana Cristina Cesar



12.11.01
Os números devem estar loucos

0,20 de real é quanto o governo brasileiro pretende gastar, per capita, com a área de educação no próximo ano, de acordo com a proposta de Orçamento enviada ao Congresso Nacional.

1.500 reais é o preço de venda de cada "zebrinha albina", um peixe amazônico, contrabandeado para os Estados Unidos

260 milhões de dólares é a bilheteria estimativa para o filme Harry Potter, apenas nos Estados Unidos

14,6 mil dólares foi quanto Madonna desembolsou por 5 árvores enormes que ela pretende plantar no jardim da sua casa em Londres, para protegê-la da curiosidade alheia

1.260 empresas brasileiras foram compradas por multinacionais desde o início do Plano Real, há 7 anos

30 milhões foi qto o Concert for Ney York City, organizado por Paul MacCartney, arrecadou para um fundo de auxílio às vítimas do atentado

(Após Dinheiro e IstoÉ)


As melhores praias do país, de acordo com o Guia Quatro Rodas de 2002.

1. Praia do Sancho (Fernando de Noronha)
2. Baía dos Porcos ( Fernando de Noronha)
3. Praia do Leão (Fernando de Noronha)
4. Praia do Espelho (Bahia)
5. Coruípe (Caraíva, Bahia)
6. Taipus de Fora (Bahia)
7. Jericoacoara (Ceará)
8. Carro Quebrado (Alagoas)
9. Praia do Cedro (Ubatuba, SP)
10. Tambaba (Paraíba)
11. Praia Brava (Arraial do Cabo, Rio)
12. Moreré (Bahia)
13. Mangue Seco (Bahia)
14. Praia do Rosa (Santa Catarina)
15. Castelhanos (Ilhabela, SP)



Acho tão chato festa de Reveillon, e mais ainda a ansiedade das pessoas querendo saber pra onde irão. A única coisa que me agradaria, seria ir pra Mauá ficar quieta, cercada de cachoeiras e mato. E alguns duendes.

Sim, por que em Maromba existem duendes, volta e meia alguém vê um deles. Uma menina que conheci tinha um tatuado no pulso, tatuou assim que acabou de ver um, e descreveu o serzinho com detalhes. Chá de cogumelo também rola muito.

A última vez que estive lá, dormi no ateliê do Lucas, uma casa cercada de plantações de abóbora, e tocava Cidade Negra sem parar.






Ventania. Meus compromissos foram desmarcados, resolvo jogar coisas fora, adoro. Estou no meio de uma faxina, abri as portas das varandas pro vento entrar. Trilha: Alta fidelidade. Caiu um avião no Queens, com mais de duzentos passageiros. Não se sabe se foi atentado. O livro do Garcia-Roza enroscou na página 30, embora seja ótimo. Estou muito excitada pra ler.

11.11.01
Ainda não abri as revistas semanais, coisa que farei só amanhã. Mas já vi que a Roseane Sarney está na capa da Veja e da Gente. Dá um tempo, essa manipulação é tão imoral. A chuva parou. O bonitinho de cérebro curto foi eliminado do jogo. Fiz pizzas de frigideira, a casa está de pernas pro ar.


Já é Natal, nem me fale.


Fim de semana em Búzios. Fomos ao cinema, depois jantamos em um restaurante alemão, colado ao mar. Na loja do Luiz, ganhei um brinco indiano lindo; uma chuva de pérolas pequenininhas; um colar feito pelos índios, de casca de coco, várias tartaruguinhas lado a lado.

Hoje passamos o dia na praia de Zé Gonçalves, onde só vão nativos e surfistas. Almoçamos na barraca do Ranieri, casquinhas de marisco (humm), e depois um peixe no capricho.

Trilha sonora: Chet Baker, e o mix que a Laédi gravou. Às vezes um pouco de Bezerra da Silva (aquela música onde ele relaciona as 40 dps do Rio é genial), Vinícius de Moraes, e Melodia.



09.11.01

Tenho uma amiga  chamada Monica. Há muito tempo não vejo ela, que se divide entre seu sítio em Miguel Pereira e uma casinha em Maromba. Com ela, passei com certeza os momentos mais adrenalináticos da minha vida. E conheci muitas figuras. Como um amigo dela, que tinha mais de cem tatuagens espalhadas no corpo e quando soube meu nome, puxou a barra da calça e mostrou ele escrito em toda a extensão da sua perna, com letras grandes e também em volta do dedo. Meu nome escrito sob forma de anel. Ele era apaixonada por uma xará minha. Foi muito estranho ver meu nome assim, tatuado.
Não sei por que lembrei disso agora. Acho que é saudade da Monica, do sítio, das cachoeiras de Mauá.


Sobre ser desligada. Conheci uma garota, amiga de uma amiga, que era campeã. Simplesmente entendia tudo errado, e vivia cometendo gafes. "Essa campanha que o governo de Israel está fazendo...o que significa?", perguntava, na roda de chope. Diante da surpresa das pessoas, ela completava "É, estou vendo um monte de adesivos nos carros, Anistia, ampla, geral e israelita". Hohoho.

Uma vez, passando pela estrada do Joá, comentou: "Acho tão engraçado esse aviso no drive-in... Namore moderadamente". Na verdade, a placa que havia nesse drive in sem tela, era Namore Modernamente. Quá quá quá.

Mas existem almas gêmeas. Um dia, ela estava conversando com amigos sobre pisos, quando um rapaz comentou "Quando eu tiver minha casa, quero que ela seja toda latojada...".

Ela gamou.



Nessa corrida presidencial, tomara que todos tropecem.




Os amores de Soninha

Pelé
Falcão
Rivelino
Roberto Dinamite
Chico Anysio
Mick Jagger
Pat Metheny
Kris (filho de Elizabeth Taylor)
Sean (de Audrey Hepburn)
Danny (John Huston).
Caetano
Roberto Carlos
Chico Buarque de Hollanda
Djavan
Guel Arraes ("Não consigo me lembrar se namorei o Guel Arraes mas tenho certeza de ter namorado dois dos irmãos")
Cacá Diegues
Clint Eastwood
Warren Beatty («Quem, em Hollywood, não transou com Warren?»)
Robert Redford


(Não lembro de onde retirei a lista)


07.11.01
Hoje encontrei com a Frau  bem cedo e fomos para o centro da cidade. Participamos de uma visita guiada na Biblioteca Nacional, depois almoçamos no Bistrô do Paço (arroz de açafrão com brócolis, rúcula, salada de batata e quiche de queijo), passamos no Centro Cultural Banco do Brasil, e para finalizar, Instituto Moreira Salles, na Gávea. Foi muito gostoso, embora o sol estivesse de amargar.

Biblioteca Nacional

São quatro salões de leitura:

- salão de manuscritos
- salão iconográfico
- referência e periódicos
- obras raras

As salas de leitura me lembraram demais Drummond de Andrade.

Existem os armazéns onde ficam guardados os livros e os periódicos. São 6 andares visíveis de estantes de ferro preta e chão de vidro, para facilitar a limpeza.

A primeira bíblia impressa (escrita em alemão) está no cofre. O Governo americano ofereceu um prédio de 22 andares no Estados Unidos, em troca do livro.

Não se pode entrar com caneta nas salas de leitura.

O prédio, construído há 191 anos, é uma mistura de art nouveau e neoclássico.



06.11.01





Flori
esta página
do caderno
só pra você,
Cecília que estás

no céu.
                                       




Michael Jackson disse, durante uma entrevista concedida à imprensa norte-americana, que suspeita estar infectado pela bactéria antraz.



Aliás, uma boa diversão para um dia de chuva é ficar vendo televisão e contando quantas mulheres de diretores você consegue achar: Nívea Maria, Débora Secco, Daniela Escobar, Debora Evelyn, Flávia Alessandra...


O Clone Nívea Maria faz papel de Nívea Maria mesmo. Nesses tempos de fim de mundo, dá uma certa sensação de conforto, ligar a televisão e ver a Nívea Maria, a gente pensa, "Ok, ufa, tudo continua nos seus lugares".


o homem tem quatro grandes sonhos:

ser tão bonito, quanto a mãe acha que ele é
ter tanto dinheiro, quanto o filho dele acha que ele tem
ter tantas mulheres, quanto a mulher dele acha que ele tem
ser tão bom de cama, como ele acha que é

rarará



05.11.01
Nas internas Cercado de propostas milionárias, Boni confidenciou ao seu amigo E.P. que está com medo de ter "perdido a mão" e não saber mais fazer TV. "Há dez anos não produzo nada", disse ele.

Anúncio no vidro traseiro de um ônibus: Conheça o primeiro cemitério vertical e o primeiro com qualidade de vida.

Qualidade de vida?
:o



04.11.01

Off Ex-inimigos, o deputado Eurico Miranda e a TV Globo entraram num acordo. A Globo começa a fazer o pagamento do Vasco esta semana.


Cheguei agora do Café Ubaldo, no Letras e Expressões (ou Letras e Depressões - como me contou a Flavinha - no fim da madrugada). Frau (aniversariante) , Lilica e Flavía. Chegamos por volta das cinco, assunto que não acaba mais. Lilica bateu fotos digitais que censurei uma a uma. O lugar estava lotado.Toni Belotto estava na mesa do lado, com as crianças.


02.11.01

Frau almoçou aqui em casa, comidinha improvisada de feriado. Comemos a sobremesa (morango com chantili) primeiro. Ela trouxe um mini-jardinzinho que amei. Estamos programando mil coisas. Quero muito que ela conheça o Instituto Moreira Salles, na Gávea. Tomara que faça sol. 



Comenta-se

Lula toma Viagra.