.

Ressuscitando um leão por dia


Cometa bobagens. Asteróides também.


Chega de amor ao próximo! Ame o atual!






Gente.Louco por elas é uma fofura.





14.4.13



A máquina de escrever do Ferreira Gullar


                                                      O universo que se dane.



12.04.13

                                      




Pipoca no Cirque du Soleil SP custa 28 reais. E vc espantado com o tomate. O palhaço se mudou pra plateia






Cleide Yáconis foi camareira da Cacilda Becker.





O Cony não consegue falar aeroporto. Fala areaporto.


Ryan Gosling
                                                                




Marcel Duchamp - Man Ray, 1921


12.4.13

Eu acredito que já existem replicantes.











♥ Zéu Brito é o nosso kramer.



11.4.13

Sobre ser notívaga


Ontem quatro horas da manhã eu estava lendo. Uns vinte minutos depois apaguei a luz para dormir. Dez minutos depois acendi a luz e fiquei escrevendo no caderno até 5 e meia. Não curto.




Jornal de hoje 
Feliciano diz que Caetano tem pacto com o diabo. O Uruguai aprovou o casamento gay.








"Pátria amada, Plasil." Rogério Skylab






"Acordem e progresso" - Carlito Maia













Manu e  Xerife José. Relacionamento sério.





Minha Solidariedade à Carla Vilhena.







Queria ser solar; mas sou notívaga.
                                                Daqui.
     


Certa época, eu estava tão eufórica - pois saí da depressão num clique, direto para euforia. Chama-se virada, a beau noir dos psiquiatras. A pessoa se torna um furacão. Eu não dormia, ficava pra lá e pra cá, tão acelerada que acabei com estafa.

Cheguei a deitar na grama de um prédio ao lado do consultório da analista - não conseguia de maneira alguma me manter em pé. Na grama! Quando pegava um táxi meu corpo não suportava o próprio peso, eu deslizava, e acabava deitada no banco de trás. "Moço, quando chegar minha rua o senhor avisa?" E dormia.






...Quando as águas escurecem
- te juro –
todos os barcos se perdem
Entre o passado e o futuro
São dois rios os meus olhos
– te juro –
noite e dia correm, correm,
mas não acho o que procuro.

(Cecília Meirelles)




Joseph Lorusso










Achei a frase correta, que no outro dia citei por alto:

"no futuro toda a produção cultural da humanidade estará imediatamente disponível para todos, mas nós acharemos tudo chato". Tom-b

(bloWg, setembro de 2001)







Xerife no veterinário no dia que adotamos ele! Via Francisco Rezende



8.3.13
Meu dinheiro acabou. O mês não.




E você ainda diz que teve uma   infância  livre?




Estou aqui, mas gostaria de estar nos Lençóis maranhenses.


                                                 Os diretores

Roger Vadim -  Barbarella.




Gary Oldman


6.4.13



Felicidade é... Acabaram as férias do João Emanuel Carneiro.



Uhú.






em nome da 
abelha
da vespa
da brisa

Amém.

(Emily Dickinson)






"Zero a zero também é resultado."




Set
                  

   a um passo da eternidade 
                     1954 
                     burt lancaster deborah kerr
                     foto: burt glinn



04.4.13


Melhor a gente passar logo pra 2014.






Quanto mais leio opiniões sobre o namoro da Daniela Mercury; opiniões contrárias à união gay, e como essas coisas rendem dias e dias, mais me lembro do Drummond de Andrade:

"Não preciso de dez mandamentos para viver, me basta só um: não interferir na vida dos outros..."



01.04.13

São Isidoro de Sevilha foi um dos maiores professores do seu tempo. Interferiu e conseguiu que arte e medicina fossem ensinados no Seminário.Sua enciclopédia de conhecimento a "Ethymologias" foi popular como livro texto até no século IX. Ele também escreveu vários livros de gramática, astronomia, historia, biografia e teologia.Quando os Árabes trouxeram o estudos de Aristóteles para a Europa, não era novo para nem para ele e nem para os estudantes espanhóis, porque a mente aberta de Isidoro já tinha introduzido o filósofo aos seus estudantes. Quando morreu em 636, este gênio foi reconhecido por todos. (Baseado na Wikipedia)

É o santo que protege os usuários da internet, e sua festa é celebrada dia 4 de abril.



01.4.13

                                                           Exterior of Restaurant Asnieres, 1887

Parabéns, Van Gogh. Gênio da raça.






São Francisco de Assis só rezava cantando.

(:




Sal grosso.





Almoço de Natal: Não teve. Zé foi para o hospital.
Almoço de Páscoa: Não teve. Beto sofreu um enfarte.

Nos reunimos na mesa e Gustavo foi buscar coisas do McDonald's. Famíliaê famíliaá família.



31.3.13


@kirstendunst Happy Easter!




30.3.13

Saudade não tem idade.














John Cassavetes é o meu tipo.




O cérebro.

(:




                                 Set
                                Maria Antonieta, de Sofia Coppola


28.3.13


"li hoje em algum lugar que na língua falada pelos maias, na america central, não havia separação entre sujeito e objeto. diziam: "eu bebo a água que me bebe", "eu vejo aquilo que me vê" e e cumprimentava-se as pessoas assim: "eu sou o outro você". Beth Salgueiro 

Que lindo.






















"E a tua família aceitou bem seu namoro com o Gil?"
"Não, mamãe é racista um pouco, hahaha, dizia 'Aquele negro'. Hahaha. Por que o dela é ariano, né? Hahaha."


Só uma pessoa completamente compulsiva pra não dar um chute no computador e esquecer o blog. Porque está dando altas confusões. Não vou contar para não me desmoralizar. Mas enquanto fico consertando - vocês não fazem idéia (se eu não parar de usar o agudo vou presa? Vou deixar pra parar depois. um dia) - fico alternando silêncio absoluto e o programa Roda Viva. Depois de tantos políticos, jornalistas, cientistas, é quase uma benção ouvir a voz da Nana falando. 



Até logo.







Infância: Bife a cavalo; sanduíche americano.



28.3.13

Outono, meu amor.



27.3.13




Facebook
Helena Costa
Vou fazer um post a la Marina Dabliú, ok?
O recado na secretária eletrônica do Lima Duarte é do Sassá Mutema. Hilário. :D

Adoro.






Cite uma pessoa chata

Narcisa Tamborindeguy




24.3.13

Uma das coisas mais marcantes da biografia da P Highsmith é a sua relação com a mãe. Elas se amavam e, ao mesmo tempo, tinham profundo ódio uma da outra. O negócio era muito violento mesmo.

Uma vez Patricia anotou num papel o nome do psiquiatra da mãe: Ripley.



Pessoa chata --------> Paulinho Serra



Posso resistir a tudo, menos aos elogios. Simplesmente não consigo me conter. Portanto: O Jogo de Ripley, Cia das letras, custou dez reais e parece que nunca foi lido por ninguém. Provavelmente nem foi. Por isso eu tenho que dizer Obrigada, Estante virtual.

E ontem no cabeleireiro, enquanto esperava no balcão, vi que a Vera Holtz era extremamente simpática e risonha, e me aproximei.

"Desculpe, mas não consigo reprimir elogio..."
"Reprimir elogio, hahaha." - disse ela me abraçando - "Essa é boa."

Me senti como se tivesse 8 anos de idade.

- É que você é a melhor das melhores.

A atriz disse obrigada, um sorriso branquíssimo e eu, meio encabulada, saí de fininho. Ela usava um vestido solto, de grafismo preto e branco, abaixo dos joelhos, havaianas, e um coque preso pelo próprio cabelo.




Daí você desliga o computador às dez da noite, felicíssima porque o correio chegou trazendo a encomenda, toma um banho, vai pra cama, abre O Jogo de Ripley e... vê que é outro nome para O amigo americano. E pensa que já tinha comprado O talentoso Ripley e O sol por testemunha como se não fossem um livro só que com títulos diferentes.


Então você não sabe em que livro está a história da falsificação das pinturas. Daí, do nada, aparece um aviso em neon piscando dentro da sua cabeça: Um passo em falso! Um passo em falso!



E a frustração se transforma em expectativa & espera




23.3.13








cartaz do 'festival de cannes 2013. joanne woodward e paul newman em 'amor daquele jeito' (a new kind of love, 1963), de melville shavelson. Lindo. (Via Beth Salgueiro)





Patricia Highsmith quando ia ao cinema, fechava os olhos nas cenas de sexo, e não fechava nas cenas de violência.




Clarice Lispector, Maria Bethânia e Renata Sorrah.





22.3.13
thisisnthappiness/tumblr

 


Marina Dabliú compartilhou um link via Marcelo Freixo.

Nesta sexta-feira, 22/3/13, o Batalhão de Choque da Polícia Militar invadiu a Aldeia Maracanã. Durante entrevista, o deputado estadual  Marcelo Freixo é interrompido por bombas de gás lacrimogêneo.

Faço das  palavras do deputado, as minhas.







Para ele sim, podemos dizer Salve Jorge! Feliz aniversário para o mais original e charmoso compositor brasileiro.






21.3.13





♥ Ⓜⓐⓡⓘⓝⓐ ♥




20.3.13


Ronald Blythe, seu vizinho e amigo, também escritor bem sucedido, certa vez foi "tomado por uma escuridão terrível. Eu me senti muito mal, como se estivesse na presença de algo desagradável... E então, na próxima vez que nos vimos, ela disse que, bom, quanto a algumas coisas sobre ela, eu não devia me preocupar. Ela sabia  [o que eu tinha sentido]... Nunca aconteceu de novo, mas eu tinha realmente me sentido péssimo na presença dela."




(Trecho. A talentosa blablablá. É eletrizante. Eu poderia ler as 800 páginas numa tacada só. Não gosto daqueles números pequenos que têm no final das frases, pra gente conferir no fim do livro de onde foi tirada a informação. Não tenho paciência.)




Só queria ler a biografia depois do Jogo de Ripley. Para não desmoralizar Tom Ripley. Porque ele é um verdadeiro santo, perto da sua autora. 

Acho que é a biografia mais legal que "já li". A autora do livro teve acesso às 8 mil páginas dos diários da Patricia, as cartas e tudo mais. É bem sério. E não é tipo fulano-nasceu-dia-tal-seus-avós-eram-refugiados etc etc. Sempre pulo a parte da infância e vou direto pra quando a pessoa está adulta. 

A Talentosa Highsmith não é assim. É como a narradora segurasse a nossa mão e dissesse: Vem, não tenha medo.

Porque a Patricia, gente. Seu universo é asfixiante. Quero marcar coisas pra contar no blog, e acabo marcando todas as páginas.






Gente. Duas coisas. Primeiro. Sou mulher-propaganda da Estante virtual embora eles não saibam. De tão legal que é. Pois bem. No outro dia, fui fazer o depósito para O Amigo Americano. Como não tinha 13 reais, coloquei 15 no envelope. Escrevi pra eles dizendo, só pra saberem que era eu e que tudo bem. Pois enviaram o livro com um envelope: seu troco. Ô, Meu deus. 

Eles embalam os livros com jornal e depois plástico. São maravilhosos mesmo. Estou ansiosa para (re)ler O jogo de Ripley, antes de mergulhar de vez na biografia da Patricia. Vocês não fazem ideia.


19.3.13



E, last but not least, quando estava saindo de casa o porteiro me entregou um envelopão. O que seria aquilo? Pensei em deixar pra pegar na volta. Depois resolvi abrir na hora mesmo. Eram três papéis de revelação com fotos da BB em Búzios.

Obrigada, Márcia Aguiar ♥





Comprei a biografia da Patricia Highsmith, duas vezes no cartão. Quando foi lançado pensei pensei e desisti, porque é um tijolaço, difícil para ler na cama e impossível de levar pra rua.

Aproveitei e comprei um pocket LPM, da mesma autora. 

Os gatos
Três histórias, três poemas, um ensaio e sete desenhos.



Não abri ainda. Só vou abrir depois.
Estou fazendo maxi suspense.





Ontem terminei de reler O amigo americano e na página seguinte dou de cara com uma foto do Denis Hopper, no papel de Ripley, e levo um tremendo susto. Nem tenho vontade de rever o filme por causa disso. Desse absurdo. Vi no cinema por causa do Wim Wenders.


A foto do ator é para ilustrar um apêndice, um pósfacio, chamado Psicopatologia da banalidade. É sobre o filme e sobre a autora.


Tom Ripley é o Alain Delon. Não tem nada a ver com beleza, mas com o jeito, o personagem não tem cara de um psicopata maluco.





(Já Bruno Ganz foi uma boa escolha pra viver o pobre Jonathan)


Patricia Highsmith achou Dennis Hopper vulgar demais (sic), preferindo seu Tom "nos trejeitos dândi emprestados de Alain Delon", em O sol por testemunha (O Talentoso Mr. Ripley).










Alguém consegue imaginar o Ripley de Denis Hopper morando em Belle Ombre, tendo aulas de cravo, ouvindo Bach e tendo como hobby cuidar do seu jardim?



(Primeiro que Tom Ripley jamais usaria um chapéu de vaqueiro)







♥ Dia de São José ♥

Amo.





18.3.13




                                          (Via Cute as Hell)

Anvisa suspende os produtos com soja da marca Ades. Fabricação, distribuição, comercialização e consumo estão proibidos em todo o território nacional 


17.3.13
                                                    Nuvem, Cristo, nuvem.






Fui jogar alguma coisa na lixeira do prédio e vi uma planta. Na verdade o que restou de uma flor plantada que alguém ganhou. A flor não estava mais ali, só havia quatro folhinhas tímidas e arroxeadas, porém muito vivas, e um pinguinho de planta de outra espécie.

Plantinha que nem nome deve ter. É igual a uma que nasceu do nada, ao lado de uma violeta que, com o tempo, somada a minha falta de cuidados, não sobreviveu. Mas a plantinha ficou lá, rasteira à terra. Quando ganhei as plantas do Zé, passei a tratar de todas. Então ela cresceu e não é mais rasteirinha. Ver uma planta nascendo e crescendo, o verde mais claro do que as outras folhas, me faz realmente feliz.

Claro que eu trouxe pra casa, e coloquei no meu jardinzinho, que mais parece um hospitalzinho de plantas. Eu compro também plantas do Pão de Açúcar, que custam 3 reais. Estou muito apaixonada por todas.

As do Zé ficam na sala, é outra história. Folhinhas verde claras não param de brotar.



A samambaia que só tinha um ramo, está nascendo crespa. São poucas as coisas que me deixam feliz neste momento onde a tristeza pretendia reinar. Uma outra é Tom Ripley.

(A plantinha recém-chegada não está na foto, porque tirei ontem)





"A literatura existe para deixar o sol menos seguro." Valerie Novarine






AVISO IMPORTANTE

Patrulhar o Marcelo Adnet porque ele foi pra Globo é altamente cafona.








Muito legal o texto sobre curiosidades do teatro, do ator Guilherme Weber, colunista convidado da Revista do Globo de hoje. Vou transcrever aqui, em tópicos.

- O crítico Walter Kerr escreveu que Esperando Godot era uma peça "onde o nada acontece em dois atos". Depois despediu-se do The New York Times dizendo não querer nunca mais cometer um erro tão violento.

- Encenando Otelo, Paulo Autran lembrava-se do mulherão que, levantando da primeira fila e puxando um velhinho pela mão, dizia: "Eu te disse que o Grande Otelo não trabalhava!".

- Ademar Guerra contava sobre duas estrelas nacionais que chegaram para a leitura de uma peça sobre a relação mãe e filha, ambas as falas da filha marcadas com caneta amarela.

- Sérgio Cardoso, que sofria de catalepsia, desfalecia de nervoso após as estreias, e seus colegas de elenco agradeciam aos aplausos do público, manipulando o ator como um boneco. Sérgio nunca ouviu os aplausos ensurdecedores das suas noites de estreia.

- Um diretor pediu ao produtor Charles Frohman para produzir uma versão cênica da lista telefônica, ele se limitara a responder:
- Quem você quer no elenco?

Na Alemanha, a piada da classe é sobre um ator dizendo ter visto um colega descendo o metrô.

- É? - perguntou o colega.
- E eu estava bem?

:)





16.3.13


Quando você é convidado para almoçar deve, por educação, dizer que estava tudo maravilhoso. Só que temos muita intimidade para falar esse tipo de coisa. Por isso eu digo: Paris não é aqui. Porque a comida do Casa Carandaí é horrível, ok? E de francesa só tem as porções. Nada a ver com a Bicicleta. E o atendimento deixa super a desejar. Como trouxeram a comida errada, tive que pedir algo rápido e escolhi salada de bacalhau com grão de bico, que tinha sido descongelada. Comida congelada não pode. O que eu não entendo é que o dono é o mesmo do delicioso Lourenço.

Uma estrelinha. Porque a Coca-Cola estava no ponto.

Minha amiga  Alda, que me convidou, me deu a Vogue que perdi. O mundo gira.

Quando cheguei o porteiro perguntou: "Essa revista Quem é da senhora?". Não era. "Veio junto com O Globo, mas ninguém reclamou..." Eu disse que não era minha, como quem diz acho que não é. "Ninguém reclamou até agora..." Me estendeu a revista. "Fique com ela" - disse.

Oh, yes. Revistas. Quem não curte?









15.3.13


Todo mundo sabe que eu roubo revista de consultórios e cabeleireiros. Hoje, que resolvi ser honesta, mesmo porque era uma Vogue e não cabia na bolsa, pedi emprestado. Não ia devolver, mas pra todos os efeitos falei: Posso levar essa revista e trago semana que vem? Relutante, a moça concordou. Pois esqueci no shopping. Quando a gente tenta fazer a coisa certa, Spike, dá nisso.


E eu estava lendo uma matéria joia sobre o modo sádico que Hitchcock tratava suas atrizes. Nunca mais, viu, nunca mais. Vou voltar pro método que sempre funcionou.







Madrugada do dia 15 Reli Talentoso Ripley esta semana, e revi o filme agora. Jude Law está perfeito, eu diria maravilhoso, no papel de Dick Greenleaf, extremamente blasé etc.

Tom mata três pessoas, e não duas como no romance policial. O grande problema do filme, que é bom, é a sexualidade do personagem não ser velada, como nos livros.

Uma pena, porque este é um dos grandes charmes de Thomas Ripley.




14.3.13

Hoje faz dois meses que meu irmão morreu. Mas não foi ontem? Meu coração bate esquisito, e piso devagar no lodo caudaloso da tristeza.


13.3.13


Martim Baffi @Martinator
Brasil passa a ser o maior país ateu do mundo


O novo papa é argentino.




                                Bis



Aécio Neves é o novo Collor.Que Deus nos abençoe.






Rafz @rafz Pensem bem, de repente foi melhor o Papa não ser brasileiro, vai que ele escolhesse ser chamado de Papa Guarani-Kaiowá.
Hahaha.
(:






                               Mila Kunis and Ashton Kutcher  do site Just Jared



São tantos os escândalos sexuais da Igreja católica que a fumaça no conclave podia sair em 50 tons de cinza.via @celso_vicenzi





Rosa. Nem tenho palavras. Sexy. Ver aos 2:16.



12.03.13








DENÚNIA --------------> POLIS SUCOS. 


(Maria Quitéria, Ipanema)



Fui levar minha gata pra fazer um exame. Subi a escada estreita e lá em cima só existem duas portas: a clínica e a cozinha do Polis Sucos. Mas o cheiro que esgoto era tão terrível, que precisei prender a respiração. Nem sou fresca, mas era de amargar. 



Perguntei a recepcionista se eles estavam com problemas, ela disse que não. "É a cozinha deles, onde fazem hambúrguer, sanduíches, essas coisas". 



Mas é sempre assim? Talvez ela tenha algum amigo que trabalha lá, ou devido a minha curiosidade, tenha achado que eu era vigilante sanitária. Pois foi reticente. "Não...só às vezes". Mesmo com a porta de vidro fechada sentíamos o cheiro do esgoto.



Comentei com a médica e ela disse que era insuportável todos os dias.





                                O muso do bloWg







11.3.13

Sonhei que, para minha surpresa, tinha começado uma nova novela do João Emanuel. Só que era ao vivo. Ao vivo mesmo, não em estúdio, na rua. Tinha tanta gente na minha frente que eu não conseguia ver nada. Mas era muito ruim. 


Daí fiquei conversando com o autor. Quando acabou, as pessoas aplaudiram muito, mas ele sabia que tinha sido uma porcaria. Eu disse: "Que isso, o que importa pra eles [TV Globo] é a reação do público". 



Em outra cena, eu precisava ir ao Centro comprar papel almaço para o computador, como se fosse para máquina de escrever.



Acabou A Padaria dos sonhos, por falta de ingredientes. Por isso escrevi aqui. Mas na verdade, desde que comecei a tomar Champix anoto meus sonhos num caderninho.


10.3.12



Metrô da Siqueira Campos, em Copacabana. Que legal. Deveria haver mais intervenções assim nos metrôs do Brasil.




Paparazzi
                                                Bradley Cooper





Não suporto futebol. Nem Copa.






Valentina, uma boneca inflável, já teve um lance de 100 mil reais por sua virgindade.


É isso.





08.3.12




Formação ideal para Saia Justa ser interessante. Denise Stoklos, Sonia Braga, Renata Sorrah, Adélia Prado e Fernanda Torres.




Sobre Maria Rita Claro que eu gosto da Gal. Fui criada à base de Gal Costa. Claro que a voz dela é uma das mais lindas que existe. Mas ela é pura técnica. Lembro de um artigo onde o Ezequiel Neves, na época seu produtor, contou que entrou no estúdio e disse que não estava conseguindo cantar. E ele: "Esquece a emoção, porque o teu negócio é técnica". Ela começou a cantar e humilhou. Prefiro as cantoras que gostam realmente de cantar, como Maria Bethânia e Elis Regina. Essa interpretação da Elis é tão dolorosa que fico até constrangida. Óbvio que ela estava sofrendo muito. Também já vi a Bethânia chorar no palco. 





                                                             

Verdade ou ficção? Li no Globo de anteontem que foi lançada uma autobiografia de Bergman, onde ele narra sua (tenebrosa) infância e adolescência. Leia um trecho da matéria e as impressões do diretor de cinema.


A mãe sempre rejeitou seus carinhos. "Tentei abraçá-la e beijá-la, mas ela me repeliu e me deu uma bofetada". Sobre o pai: "Meu pai havia sido levado ao hospital a fim de operar um tumor maligno na garganta. Ela (minha mãe) queria que eu o visitasse. Respondi que não tinha vontade, nem tempo”, descreve.

Sentia verdadeiro ódio pelo irmão mais velho, Ernest, mas juntou-se a ele quando, enciumados pela chegada de uma nova irmã, tramaram a morte dela. Coube ao pequeno Ingmar, com apenas quatro anos de idade, a tarefa de tentar executá-la com as próprias mãos, aproveitando a ausência dos adultos no apartamento da família:

“Puxo uma cadeira, fico de pé nela, e vejo o rosto inchado e a boca cheia de baba. Meu irmão tinha me dado instruções exatas sobre como deveria executar o ato. Mas entendo mal. Em vez de apertar a garganta de minha irmã, tento pressionar o seu peito. Ela acorda imediatamente com um grito lancinante; tapo sua boca com a mão, os olhos aguados e azuis se retorcem e se fixam em mim, dou um passo à frente para me firmar, perco o equilíbrio e caio no chão.”



                                                                          Paparazzi
     
                   Debóra Falabella e Murilo Benício




~ Pai, afasta de mim a biqueira, Pai, afasta de mim as biate, Pai, afasta de mim a coqueine, Pai, pois na quebrada escorre sangue ~
via