131116







                        









@patriciobisso

PADECENDO NUM SET DE FILMAGEM ...

se analisar friamente, O BEIJO não é um filme perfeito. mas é um filme IMPORTANTE. importante para William Hurt, porque ele ganhou um OSCAR, embora nunca mais tenha feito nada que prestasse, e hoje não passe de um co-adjuvante de luxo. importante para SONIA BRAGA, porque ajudou a consolidar sua carreira americana. e importante para HECTOR BABENCO, que embora PIXOTE tenha feito muito sucesso, foi depois deste BEIJO que ele passou a ser considerado viável, e o seu próximo filme foi com o JACK NICHOLSON e a MERYL STREEP, vejam só. mas para mim, foi simplesmente fundamental. foi o meu primeiro filme como figurinista, fiquei conhecendo o produtor DAVID WEISMAN, que foi a melhor universidade de cinema que eu poderia ter feito, e fiquei muito amigo da SONIA, que embora a gente não se veja muito, temos um carinho todo especial um pelo outro. mas o melhor de tudo, é que o Hector me dava carta branca em tudo. e eu nao abusei, nem fazia coisas de bicha-louca. mas eu adorava poder dar "cameos" às minhas pessoas favoritas. uma pontinha feita por algum conhecido, não compromete o filme, e deixa os simples mortais se sentindo nas nuvens. dona ZEZÉ BRAGA tinha confeccionado as roupas da filha no filme, entao nada mais natural que ela interpretasse uma chapeleira. a MAMAE teve o seu momento de glória, fazendo a empregada da atriz principal. lembro da cara da vendedora da loja de uniformes, enquanto ela experimentava várias toucas, e eu decidia : "essa nao, essa sim, MAMAE ..." !!!